Seguidores

domingo, 25 de outubro de 2015

Cavanejo de Junco

Estes cestos, que aqui na minha zona se chamam CAVANEJOS, eram muito comuns antigamente. São feitos com junco, uma planta que cresce em algumas linhas de água, muita paciência e habilidade de mãos. Serviam para transportar e armazenar os mais diversos produtos e até para pôr as galinhas a chocar!

Este é herança do Maridito, era usado pelo Avô no carro da mula, para levar o piporro da água para o campo. Para ser fácil de prender aos varais do carro, tem as duas asas mais próximas e não em frente uma à outra, como é comum. Estava ali no sótão e, de vez em quando, sorria-me. Um dia não lhe resisti. 
O junco estava demasiado seco e o cesto tinha um ar triste. 

Pensei em várias alternativas para dar um ar mais interessante ao cavanejo. Achei que a melhor solução seria dar-lhe vaselina liquida. 

 Após várias camadas e algum tempo de espera, demasiado para o meu gosto, o cesto ganhou um ar novo. Os tempos de espera são muito importantes, porque a vaselina líquida é um produto muito gorduroso e há que lhe dar tempo para infiltrar no cesto e o ir hidratando a pouco e pouco.



 Agora uso-o para guardar os taleigos onde guardo os (demasiados!) trabalhos que tenho entre mãos.


Acho que o cavanejo merece bem esta segunda oportunidade, dada por esta neta emprestada, que lhe arranjou um uso muito diferente do anterior.

Até breve!!

16 comentários:

  1. Adorei o cavanejo! Ficou mesmo lindo e muito mais funcional com o teu delicado tratamento. Gosto tanto de o ver assim recheadinho, ainda por cima com taleigos que guardam tesouros... só posso dar-te muitos e muitos parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! E está mesmo "recheadinho", tenho uma série de trabalhos a meio e outros ainda em projeto mas para os quais já tenho algumas lãs em casa. Acho que fui demasiado otimista com o que achei que conseguia fazer até ao Natal.... Um beijinho.

      Eliminar
  2. Muito bem, ficou lindo essa preciosidade, há que dar nova vida ao que está ultrapassado, beijo amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Também sou dessa opinião. Um beijinho e bom fim-de-semana.

      Eliminar
  3. Gosto de cestos, alcofas e canastras de verga, empreita, cana ou vime mas este cavanejo é muito peculiar. Nunca tinha ouvido este termo, cada região atribui termos diferentes aos utensílios do campo, merece sem dúvida uma nova oportunidade!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O termo cavanejo aqui é muito frequente, mas são cestos. Não conhecia era "empreita".... :) Este é realmente peculiar pela forma como tem as asas, praticamente ao lado uma da outra, gosto ainda mais dele por isso.
      Um beijinho e bom fim-de-semana.

      Eliminar
  4. E fizeste muito bem é bem bonito
    Boa semana
    Lulu

    ResponderEliminar
  5. Lindo! fizeste muito bem em regatá-lo do sotão e dar-lhe nova vida. Uma peça de família e com anos de história. Será que ainda se fazem cavanejos aí na tua terra? uma bela peça de artesanato! beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!! Tenho feito muito gosto em resgatar e pôr novamente a uso algumas coisas que herdámos. Infelizmente, já não dou por ninguém a fazer cavanejos de junco por aqui. Os que aparecem de vez em quando numa determinada feira de artesanato (que ocorre duas vezes ao ano) são uns em cana, como o que mostro numa fotografia de uma mensagem que publiquei a 22 de outubro de 2013. Em novos têm uma cor mais feia, mas com o uso ficam mais bonitinhos.
      Um beijinho e bom fim-de-semana.

      Eliminar
  6. Não conhecia o nome canavejo, mas por aqui também se usava e usa desses cestos. Gosto muito desse tipo "utensílios" (como poderei chamar?) de verga, junco, palhinha. Dá um ar rústico, mas caloroso a qualquer divisão e decoração. Já estava com um ar muito velhinho, mas puseste-o num brinco, parece novo! Onde se pode arranjar a vaselina líquida? É que tenho por aqui uns cestos que bem que precisavam de umas demãos dela.
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! "Cada terra com seu uso", não há um provérbio assim? :) Também gosto muito de vergas e palhinhas e afins na decoração. Eu comprei a vaselina liquida aqui na drogaria da minha Aldeia, não deve ser difícil de encontrar. Tens é de espalhar bem e dar tempo para a verga/vime ou lá o que for a absorver bem, caso contrário fica demasiado gordoroso.
      Um beijinho e bom fim-de-semana.

      Eliminar
  7. Adoro essas coisas antigas, adoro as histórias que estão a elas ligadas.
    Eu já sabes, pintava-o de branco.
    Beijocas e boa continuação de trabalhinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Também gosto de coisas antigas e procuro estimar tudo o que me vem à mão. Acho que branco também ficaria muito bem, mas optei por deixá-lo o mais próximo possível do original! Um beijinho e bom fim-de-semana.

      Eliminar
  8. E ficou bem bonito! E acho que sim, que merecia uma segunda oportunidade.
    :)

    ResponderEliminar