Seguidores

sábado, 18 de julho de 2015

Doce de courgette

   Nesta Casinha nós somos muito felizes! E desta Casinha chegam à Minha Casinha d'Aldeia legumes e fruta da época, tudo biológico e semeado pelo meu Pai. Não sei se feliz se infelizmente, ficou desempregado aos cinquenta e poucos anos, uma idade em que se é velho para um novo emprego e novo para a reforma! Mas, como no dito popular "se a vida só te der limões, faz boas limonadas" e foi o que ele fez. Após muitas angústias e noites mal dormidas, dedicou-se ao cultivo da terra e, na minha opinião, acho que rejuvenesceu 10 anos!
    Desta vez, por entre tomates, pimentos e melões, vinha uma courgette gigante e um recado: "Ouvi falar de doce de courgette, procura lá aí na internet como se faz e experimenta a fazer." Ora, filha bem mandada que sempre fui, procurei o que me foi pedido.

     Encontrei diferentes receitas, mas fiz à minha maneira, sem cumprir exatamente nenhuma:
1º Descasquei (o Marido descascou!) e cortei a courgette em cubos;
2º Pesei e juntei metade do peso da courgette de açucar amarelo, deu 1.350gr de courgette, usei pouco menos de 700 gr de açucar;
3º Juntei uma estrelinha de anis e deixei repousar uma hora e tal, até o açucar ficar líquido;


4º Deitei a courgette com o açucar numa panela e liguei o fogão em lume médio;
5º Juntei ao que estava na panela: 2 paus de canela, raspa de duas laranjas e sumo de uma;
6º Deixei ir cozinhando,mexendo sempre que necessário até atingir o ponto estrada;


7º Coloquei nos frasquinhos ainda quente e voltei os frasquinhos de boca para baixo, para conservar mais tempo.

Ficou bom e, barrado nas torradinhas da manhã, sabe-me muito bem. Mas continuo a preferir doce de abóbora.

Até breve!!

2 comentários:

  1. Sério?? :)
    Também fiz e a proxima postagem vai ser sobre isso. Eu não ligo a doces, mas desse até gostei e nem sequer sabia que se fazia doce de cougete

    ResponderEliminar
  2. :) Eu até costumo fazer doces, do que vai abundando lá na horta, mas a corgette foi agora novidade.
    Fico à espera de ver como fizeste o teu.
    Bj

    ResponderEliminar