Seguidores

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Doce e Licores

O dia de ontem foi passado na cozinha... Além das tarefas de "fada do lar" usuais, fiz doce de marmelo e comecei licores.
O Papá deu-me uma caixa com marmelos, do marmeleiro da sua horta. Usei-os para fazer doce (da maneira do costume) e dois licores, um de marmelo e outro da casca do marmelo.

 
 
Este "furinho" no marmelo é o certificado da nossa agricultura biológica... Se a lagartinha começou a comer é porque é de qualidade!! Os coelhinho também são importantes inspetores nesta área e é frequente colhermos melões ou abóboras já com o respetivo "carimbo"!!
 

 
Dois quilos "e tal" de marmelos deram esta quantidade de frasquinhos. Aqui estão voltados para baixo porque é assim que os deixo arrefecer, ajuda a conservar.
 
Neste momento, tenho a macerar 5 licores:
 
O 1º é de casca de marmelo, o 2º é de figo (que já tinha começado anteriormente), o 3º é de café e o último é de marmelo. Falta o de mel, só agora reparei que não estava na fotografia.

 Aqui mais de perto:

 
 
É a primeira vez que estou a fazer qualquer destes licores. Vamos ver se ficam alguma coisa que preste e podem servir como mimo de de Natal!!
 
Até breve!!
 


6 comentários:

  1. Gostei de saber do " carimbo", marca de qualidade e estou curiosa para saber dos licores. Agora ficam a macerar (quanto tempo?), e qual a etapa seguinte? bj

    ResponderEliminar
  2. O tempo de maceração depende do tipo de licor/fruto utilizado. O de mel e o de café é 3 semanas, os de marmelo 2 meses e o de figo 3 meses. Ao fim do tempo de maceração, faz-se uma calda de açúcar. Bj :)

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Ficaram muito bons! São experiências que valem bem a pena.
      Bem-vinda à Minha Casinha d'Aldeia. :)

      Eliminar