Seguidores

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Na bancada da cozinha...

Na bancada da cozinha da Minha Casinha d'Aldeia moram estas três coisinhas, daquelas que os outros questionam "Para que queres isso?", mas que, para mim, são verdadeiras relíquias...

Passo a explicar: é a Fruteira da Casa de uma das Avós da Casinha d'Aldeia, o moinho da Casa de outra Avó e um cavalinho de colocar palitos da Casa de uma Prima.

A fruteira tem pouca coisa para dizer, pois não é propriamente bonita, nem uma raridade.... Mas era de casa da Avó e tem um valor especial por isso. Cumpriu e continuará a cumprir a sua função: armazenar a fruta. Já vi blogs em que é utilizada para colocar bolinhos em dias de festa, também não me parece mal, mas aqui na Casinha é mesmo para a função tradicional.  

Os moínhos de café deste tipo são bem mais antigos, mas também eram comuns na casa das nossas avós e, sobretudo, bisavós. Colocava-se o café em grão na abertura que tem na parte de cima, girava-se a manivela e o café moído era depositado numa gavetinha minúscula na parte de baixo! A minha infância foi marcada por um destes moínhos verdinho, mas quis o destino que viesse parar à minha mão este azulinho, da casa da outra Avó.

Aparece também na fotografia o cavalinho dos palitos. Este pertenceu a uma Prima, daquelas pouco primas mas que "a lidação faz o parentesco", uma verdadeira fada do lar. Sempre me fez lembrar a história da Gata Borralheira... 

Na 1ª fotografia retirei tudo o que rodeava as minhas três relíquias. Na realidade elas estão assim...

1 comentário:

  1. Eu também adoro este tipo de "velharias" de família, que trazem com elas muitas histórias e recordações de infância, apesar de muita gente estranhar para que raio quero eu coisas tão velhas se há novas tão giras... ;)

    ResponderEliminar